quarta-feira, 3 de março de 2010

Naruto


Naturo, o desenho que virou febre no mundo inteiro nos últimos 5 anos. Um desenho muito legal que ao mesmo tempo que é divertido, envolve artes marcias e histórias de superação. Veja abaixo a história:

Naruto (em japonês: ナルト, Naruto) é uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto e serializada na revista semanal Shonen Jump desde 1999. Recebeu uma adaptação para desenho animado em 2002 produzida pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo, seguida de Naruto: Shippuuden (Crônicas de um Furacão) em fevereiro de 2007, correspondente à segunda parte do mangá.

No Brasil, a série começou a ser exibida em 1 de janeiro de 2007 no canal pago Cartoon Network, em uma edição feita pela licenciadora norte-americana VIZ Media. Na TV aberta, a série passou a ser exibida pelo SBT em 2 de julho de 2007. O mangá é publicado pela Panini Comics.

Em Portugal, a série estreou em 16 de julho de 2008, no canal fechado Sic Radical, na versão original com muitas legendas. A SIC Generalista exibe desde 30 de agosto a versão da norte-americana, porém, com dublagem portuguesa.


Uzumaki Naruto é um garoto que vive em Konoha (Vila Oculta da Folha na adaptação ao português), a vila ninja do País do Fogo. Quando ainda bebê, Naruto teve aprisionada em seu corpo a Kyuubi no Kitsune (Raposa de Nove Caudas) pelo Yondaime Hokage (Quarto Hokage e seu pai), com a finalidade de salvar a Aldeia da folha. Desde então, Naruto é visto por muitas pessoas como um monstro, não só pelos familiares das pessoas mortas pela Kyuubi, mas também por pessoas que não toleram suas brincadeiras, já que o mesmo é extremamente hiperativo, incompreendido e solitário. Naruto sonha em se tornar o Hokage de sua vila, um ninja poderoso e respeitado, para assim poder ser reconhecido por todos.

Ele entra na Academia ninja, onde sofre com as notas baixas, mas é ajudado por seu professor, Iruka Umino, que posteriormente se torna seu amigo. Consegue finalmente se tornar um Genin, e a partir daí passa a ser ensinado por um dos mais talentosos Jonins, Kakashi Hatake, e forma uma equipe com Sasuke Uchiha e Sakura Haruno. O anime/mangá, conta sobre as missões que Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno devem cumprir e, posteriormente, o Exame Chunin, que selecionará aqueles que passarão para o segundo nível ninja.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Popeye


Popeye, o comedor de espinafre, heehee. Um dos desenhos mais famosos aqui no Brasil. Quem não se lembra do Brutus pegando a Olívia Palito, então o Popeye ia e comia espinafre. Então tocava aquela inesquecível música. Veja abaixo a história:

Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. Segar em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer. É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl, e pronuncia-se: "Ólev Oiou"), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto). Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.

Popeye tem como suas principais características, seu uniforme de marinheiro (que era de cor escura no início, mudando mais tarde para branco, como são os uniformes da marinha); possui duas tatuagens de âncoras nos dois braços, e está sempre com um cachimbo feito de sabugo de milho, por causa disso ele só fala com um dos cantos da boca, em quanto segura o cachimbo com o outro canto do outro lado do nariz. Tem a cara meio deformada, sempre com um olho fechado, e um protuberante queixo partido ao meio. Em suas primeiras aparições não era careca, possuia vários fios de cabelo despenteados em baixo do quepe de marinheiro, que com as mudanças no design do personagem durante os anos, foram sendo reduzidos para apenas três ou dois fios.

Diferente do que muitos pensam, o personagem não apresenta uma idade tão avançada, mas tem apenas um "rosto deformado", pois ele nunca foi mostrado em seus desenhos com a idade de um "homem velho". Em um curta-metragem de 1953 chamado "Popeye, the Ace of Space", é revelado que o personagem tem na verdade 40 anos; em Popeye o Filme de 1980 (que traz Robin Williams no papel principal), o marinheiro é descrito com cerca de 30 anos. Curiosamente no site oficial popeye.com, as idades dos personagens são descritas desta forma: Popeye tem 34 anos, Olívia tem 29, e Brutus 36

O significado do nome do Popeye é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar / arrancar, "eye" = olho, parecido um pouco com a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".

Um fato curioso é que nas animações do início dos anos 30 Popeye era mesmo caolho, e não possuia o seu olho direito, mas em meados dos anos 40 essa característica foi tirada da personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando de um para o outro, e as vezes mantendo os dois olhos abertos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Papa-léguas e Coiote


Papa-léguas e o coiote, um dos desenhos mais famosos da Looney Tunes. Quem nunca viu a corrida do Papa-léguas e as armações do coiote que sempre davam errado ?? Veja abaixo a história deste desenho:

Papa-Léguas (no original, Road-Runner; em Portugal denominado Bip Bip) e Coiote (no original: Wile E. Coyote; também conhecido Wile Coiote ou Coiote Coió) são personagens de desenho animado criados em 1949 por Chuck Jones para os estúdios Warner Bros. Um dos mais conhecidos Looney Tunes, são baseados em animais reais nativos dos desertos do sudoeste americano, o galo-corredor e o coiote. O Coiote também apareceu em outros desenhos contra Pernalonga e um cão pastor chamado Sam.

Em um deserto cheio de rodovias, o faminto Coiote sempre tenta capturar o Papa-léguas, encomendando produtos ACME, uma empresa fictícia que fabrica de tudo.

O Papa-léguas passa todos os episódios a ludibriar as tentativas do Coiote em capturá-lo. Contando com astúcia, velocidade ou uma sorte absurda, o Papa-léguas sempre escapa ileso de todas as artimanhas altamente criativas de seu arqui-inimigo, porque este sempre acaba pego por sua própria armadilha. O mais inusitado é que a simpatia do público fica sempre com o predador frustrado.

Os desenhos não tem diálogos, excluindo pelo "bip-bip" do Papa-Léguas e ocasionais placas escritas (geralmente usadas pelo Coiote para falar com a platéia).

Pernalonga


Um dos personagens mais famosos da Looney Tunes e também um dos mais engraçados. É difícil encontrar uma pessoa que nunca ouviu aquela frase "O que que ah velinho". Vejam a história deste desenho abaixo:

Bugs Bunny ou Pernalonga é um coelho cinzento ficcional, personagem das séries de animação Looney Tunes e Merrie Melodies, produzidas por Leon Schlesinger Productions, que tornar-se-ia Warner Bros. Cartoons em 1945. É uma das personagens mais conhecidas no mundo todo, sendo que, em 2002, foi escolhido pela revista TV Guide como o maior personagem de desenho animado de todos os tempos. É ícone do estúdio Warner Bros. Sua primeira aparição foi em 1938, em um desenho chamado "A caçada de Gaguinho ao coelho", ou Porky's Hare Hunt. Apareceu com o nome Happy Rabbit e tinha uma risada parecida com a do Pica-Pau. Pernalonga é apaixonado por cenouras e, sempre engraçado e confiante, em vez de fugir, enfrenta seus adversários, pois é muito esperto. Seu bordão é "What's up, Doc?", que na dublagem brasileira teve várias traduções, como "Que é que há, chefe?", "Qual é o pó, doutor", "O quê que há, doutor?", até chegar ao bordão definitivo: "O que é que há, velhinho?".

Happy Rabbit, o protótipo do Pernalonga, apareceu pela primeira vez no curta animado "Porky's Hare Hunt", lançado em 30 de abril de 1938. Co-dirigido por Ben Hardaway e creditado por Cal Dalton (que era responsável pela concepção inicial do coelho), este curta tinha um tema quase idêntico desenho ao de 1937 "Porky's Duck Hunt" (dirigido por Tex Avery), que tinha introduzido o Patolino. Neste desenho o coelho ainda era totalmente diferente do que o Pernalonga viria a ser, em vez de ter o pelo da cor cinza, ele era um coelho branco, e tinha uma personalidade bem mais amalucada, como se fose um "Patolino em roupa de coelho". O dublador americano Mel Blanc foi quem fez a voz do coelho, que inicialmente tinha um sotaque caipira, e que perdeu depois ao se transformar oficialmente em Pernalonga. Blanc inicialmente, também havia dado uma risada ao coelho (ha, ha, ha,HA, ha!), que mais tarde ele viria a utilizar para o personagem Pica-Pau de Walter Lantz. Este coelho inspirou os estúdio de Leon Schlesinger a continuarem a desenvolver o personagem em outros curtas animados. Happy Rabbit teve sua segunda aparição em 1939 no desenho "Prest-O Change-O" dirigido por Chuck Jones, onde ele é o coelho de estimação de um mágico chamado: "Sham-Fu the Magician", e incomoda dois cachorros que bisbilhotam no material do mágico. Sua terceira aparição foi em 1939 no desenho: "Hare-um Scare-um". Esta curta, foi o primeiro em que ele apareceu como um coelho de cor cinza, em vez de branco. Em "Elmer's Candid Camera", produzido por Chuck Jones em 1940, o coelho encontrou pela primeira vez Hortelino Troca-Letras. Este curta foi também o último em o coelho deu a risada criada por Mel Blanc, que no mesmo ano passaria a ser usada para o Pica-Pau de Walter Lantz no episódios Knock Knock.

A primeira aparição oficial do Pernalonga em um desenho animado, com o nome de "Bugs Bunny" foi no curta "A Wild Hare", dirigido por Tex Avery e lançado em 27 de julho de 1940. Foi neste desenho animado que ele disse pela primeira vez o seu famoso bordão "What's up, Doc?"(O Que que há, velhinho?) para o Hortelino. Foi também o primeiro encontro de Pernalonga e Hortelino em suas formas completamente desenvolvidas. O historiador de animação Joe Adamson considera "A Wild hare" como o primeiro desenho "oficial" do Pernalonga com o nome de "Bugs Bunny". E é também o primeiro desenho animado onde Mel Blanc usa a "voz padrão" para o Pernalonga

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mickey


Sem sombra de dúvidas Walt Dysney foi um gênio do mundo dos desenhos. Além de criar muitos personagens marcantes como Pato Donald, Pluto, Pateta e Cia. criou também, simplismento Mickey Mouse, o personagem de maior sucesso de sua carreira. Abaixo conheçam a história de um dos desenhos mais famosos existentes:

A personagem Mickey nasceu a 18 de novembro de 1928, e a sua reprodução vocal (dublagem) era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Evoluiu de um simples personagem de cartooning e tiras cómicas para um dos personagens mais conhecidos do mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e em 1977 Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald que foi a voz do Mickey até a sua morte em 2009. Atualmente o Mickey é dublado por Bret Iwan.

Inicialmente batizado de Mortimer, o personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian, esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correto já em 1930. Disney considerava o camundongo um amuleto, já que seu sucesso quase imediato em 1928 fez com que saísse da miséria, portanto rechaçou diversas tentativas de seus sócios e subordinados de "matar" o personagem ainda nos anos 1930. Ele dizia (e sua esposa concordava): "Nunca liguei para garotas e continuo não ligando. Amo Mickey Mouse mais do que qualquer mulher que já conheci."

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tom e Jerry


Quem nunca assistiu este desenho ?? Quem Nunca deu risada quando o Tom saia correndo e dava de cara com aquele cachorro, ou quando o Jerry armava pra ele ?? Quem nunca deu risada do Jerry conseguia pegar o queijo antes que a ratoeira armasse e ainda fazia com que a ratoeira pegasse o Tom ?? Um dos desenhos mais famosos do Mundo, e na minha opinião um dos melhores já criados por Hanna-Barbera e um dos melhores já vistos. A seguir a história:

O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue.

Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa de sua própria estupidez. As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhados por boa trilha sonora. Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório como bombas e ratoeiras, coisas que eram fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato. Alguns personagens também marcam presença na trama como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

Depois de 1953, todos os desenhos de Tom & Jerry foram criados e produzidos no formato Academy Ratio; desde 1953 até 1956 alguns dos desenhos foram produzidos no formato Academy e no processo Widescreen Cinemascope.Desde 1956 até o fechamento do estúdio de animacão da MGM um ano depois, todos os desenhos animados de Tom & Jerry foram compativeis também no formato Academy Widescreen. Todos os desenhos de Hanna-Barbera foram produzidos em Technicolor; os trabalhos dos anos 1960 foram feitos em Metrocolor.

Tom & Jerry inspirou uma versão em humor negro e sádica dentro de “Os Simpsons” chamada de “Comichão & Coçadinha” (Itchy & Scratchy).

Desde 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na televisão. A personagem que representa a dona de Tom foi substituida em alguns episódios por uma mulher branca e magra, além de ter sua voz substituida por um tom mais suave. Grande parte das cenas de violência também foi retirada para versão exibida no Reino Unido.



Segestão de postar sobre Tom & Jerry feita por: Marina

Pica-pau


Famoso por muitas frases marcantes como: ''Yo Lo No Coñoço Senor", ''Vuduo é pra Jacú" e dono de uma risada marcante. Um dos desenhos mais famosos existentes no Mundo, muitas pessoas, assim como eu, cresceram assistindo pica-pau, dando muitas gargalhadas com seus desenhos. Abaixo veja a história de um dos maiores clássicos dos desenhos animados:

O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de uma personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.

O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walter Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.

Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau interagindo com as filmagens em live-action de Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos. Atualmente, The Woody Woodpecker Show é ainda reprisado com freqüência na televisão, sendo que no Brasil, ele é transmitido pela Rede Record.

Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Who Framed Roger Rabbit, de 1988.

Apresentação

Tive a ideia de criar este blog para mostrar como foram inventados e criados vários desenhos animados famosos e mostrar também curiosidades sobre alguns desenhos animados